terça-feira, 17 de abril de 2012

Projeto - Currículo

ESCOLA MUNICIPAL ELINAS DIAS – ENSINO FUNDAMENTAL

          A Escola do século XXI requer um ensino produtivo, de qualidade que possa garantir a educandos e educadores construírem conhecimentos e serem autônomos em suas decisões e políticos, assumindo-se enquanto cidadão crítico e consciente dos seus direitos, mas reconhecedores de seus deveres para consigo, com os outros e com a sociedade.
          É com essa visão que os educandos e o núcleo gestor da Escola Municipal Elinas Dias, volta seu olhar para a construção do currículo escolar, inicialmente construído para atender a um semestre. Coletivamente e por área de ensino, os educandos e o núcleo gestor, no decorrer da semana pedagógica 2012, traçaram objetivos, procedimentos, formas de atividade e de avaliar voltadas as necessidades do ensino, da escola e da comunidade.
          O currículo não é um documento fechado, por isso, pode-se considerá-lo semiaberto e dele se extrai nossos propósitos enquanto instituição de ensino que prima pelo crescimento educacional, cultural, moral e social das crianças atendidas nessa escola, portanto, o que aqui se apresenta é uma sequência prévia de currículo, ainda experimental, para ser trabalhada no decorrer do 1º semestre, do ano de 2012, atrelada a outros conhecimentos e conteúdos vivenciais e livrescos e, ainda advindos de pesquisas.

LÍNGUA PORTUGUESA: 0RALIDADE E ESCRITA
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Permitir ao aluno a aproximação com diversos gêneros discursivos.
- Proporcionar ao aluno a compreensão acerca da coerência textual.
Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Reconhecer as marcas de oralidade presente nos textos.
- Conceituar os termos coesão e coerência.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Definir o termo oralidade e reconhecer seus tipos
- Produzir texto com coesão e coerência.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- Rodas de leitura; pesquisa de textos de diversos gêneros; inserção dos meios tecnológicos e comunicação (visita a uma emissora para analisar o funcionamento); observação da fala do colega e do professor.
- Para o 6º ano e 7º ano
- Rodas leitura; leitura de livros paradidáticos;
- Para o 8º ano e 9º ano
- Rodas de leitura; organização de seminários; leitura de paradidáticos.
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- Leitura do professor em voz alta;
- Leitura por parte dos alunos;
- texto corte e recorte
- imagem e escrita
- atividades voltadas para as modalidades de linguagem
- atividades relacionadas a ortografia, pontuação; substantivo e adjetivo.
- Para o 6º ano e 7º ano
- atividades voltadas para as modalidades de linguagem;
- texto corte e recorte;
- identificação de parágrafos;
- atividades relacionadas ao uso do dicionário; elementos de conexão; noção de sintaxe
- Para o 8º ano e 9º ano
- Texto embaralhado (encontrar introdução, desenvolvimento e conclusão);
- atividades envolvendo história em quadrinhos;
- atividades com vídeos (leitura, produção...); slides e seminários;
- atividades envolvendo coesão e coerência;
- atividades envolvendo ortografia, pontuação sintaxe e colocação.
4 – FORMAS DE AVALIAR
- Aplicabilidade de questionários;
- depoimentos de alunos e professores;
- participação e desempenho nas atividades;
- análise dos dados e tabulação gráfica dos resultados.

MATEMÁTICA: OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Fazer a leitura gráfica dos sinais, distinguindo um dos outros, entendendo o seu valor nas operações;
- Interpretar as leituras de situações-problemas.
- Estimular o aluno a compreender e usar a linguagem matemática;
Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Interpretar as leituras de situações-problemas.
- Explorar as situações do cotidiano: ordenar, quantificar e codificar
- Estimular o aluno a compreender e usar a linguagem matemática;
- Construir conceitos e procedimentos para os principais termos da matemática.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Interpretar as leituras de situações-problemas.
- Estimular o aluno a compreender e usar a linguagem matemática;
- Construir conceitos e procedimentos para os principais termos da matemática.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- criar situações-problemas envolvendo o próprio nome das crianças;
- inserir e produzir jogos;
- utilizar material concreto envolvendo as operações;
- Estudo da tabuada.
- Para o 6º ano e 7º ano
- Estudo da tabuada.
- exposição e criação de situações para estimular o raciocínio lógico;
- Reflexão, (re)construção e valorização de conceitos.
- Para o 8º ano e 9º ano
- Estudo da tabuada;
- valorização do “erro” do aluno;
- aplicação de simulados
- organização do banco de problemas
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- Bingo;
- atividades diversificadas envolvendo a tabuada a ser trabalhada dinamicamente;
- atividades com situações-problemas;
- Para o 6º ano e 7º ano
- atividades diversificadas envolvendo a tabuada a ser trabalhada dinamicamente;
- atividades envolvendo os números inteiros e as operações fundamentais;
- Bingo e outros
- gráficos e tabelas
- Para o 8º ano e 9º ano
- atividades diversificadas envolvendo a tabuada a ser trabalhada dinamicamente;
-sólidos geométricos;
- pesquisas no bairro.
4 – FORMAS DE AVALIAR
- Aplicabilidade de questionários;
- depoimentos de alunos e professores;
- participação e desempenho nas atividades;
- análise dos dados e tabulação gráfica dos resultados.

LÍNGUA INGLESA: ORALIDADE E ESCRITA
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Familiarizar o aluno com a Língua Inglesa.
- Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Familiarizar o aluno com a Língua Inglesa.
- Estimular o aluno a falar e escrever outra língua;
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Estimular o aluno a falar e escrever outra língua;
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- trabalhar com rótulos
- Para o 6º ano e 7º ano
- leitura de pequenos textos
- uso do dicionário;
- Jogos
- elaboração de frases com palavras estudadas
- Para o 8º ano e 9º ano
- leitura de pequenos textos;
- uso do dicionário
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- mural com rótulos;
- ditado ilustrado;
- jogos para identificação das palavras estudadas
- Para o 6º ano e 7º ano
- Ditados;
- Estudo das cores, dos meses, dos dias da semana e números;
- Estudo dos pronomes pessoais
- textos;
- atividades com músicas
- Para o 8º ano e 9º ano
- Ditados;
- Verbos (atividades lúdicas e escritas);
- textos;
- atividades com músicas
4 – FORMAS DE AVALIAR
- escuta;
- pronúncia;
- participação nas atividades;
- escrita e compreensão.

GEOGRAFIA: A NATUREZA E O HOMEM
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Estabelecer as diferenças entre homem e natureza;
- Compreender as ações do homem no campo e na cidade.
Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Entender como se processa as ações do homem na natureza;
- Investigar as causas dos problemas socioambientais.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Problematizar com os alunos as conseqüências dos problemas socioambientais;
- Entender a relação homem-comércio.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- Realização de aula-passeio;
- Escolha de figuras, desenhos, que representem as diferenças entre relações homem-campo
- Para o 6º ano e 7º ano
- pesquisa sobre as causas dos problemas socioambientais;
- seminário acerca da pesquisa realizada;
- socialização dos seminários;
- construir painéis e ou murais com as paisagens humanizadas;
- Para o 8º ano e 9º ano
- Fomentar a pesquisa: o comércio antes e o comércio agora
- Os dois paralelos dos MERCOSUL;
- Estudo acerca dos países do MERCOSUL;
- Discussão sobre a importância dos três  “R’s”
- Organização da oficina de reciclagem;
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- construção de painel e ou mural mostrando as diferenças entre a relação homem-campo;
- recorte e colagem;
- leitura de textos informativos;
- atividades de produção textual incluindo os conteúdos discutidos.
- Para o 6º ano e 7º ano
- leitura de textos informativos;
- fichamento;
- atividades de produção textual incluindo os conteúdos discutidos.
- Para o 8º ano e 9º ano
- leitura de textos informativos;
- resumo;
- atividades de produção textual incluindo os conteúdos discutidos.
- júri simulado
4 – FORMAS DE AVALIAR
- coerência dos argumentos expostos;
- participação nas atividades;
- desempenho dos alunos na execução dos trabalhos   

EDUCAÇÃO FÍSICA: ATIVIDADES CORPORAIS
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Refletir sobre a prática da atividade física;
- contribuir através das atividades motoras para a cultura corporal;
- Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Proporcionar prática de atividades corporais;
- Conhecer conceitos sobre os cuidados com o corpo adotando hábitos saudáveis;
- promover atividades físicas relacionadas à saúde.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Estudar aspectos gerais da educação física e a importância do movimento;
- promover atividades físicas relacionadas à saúde.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- introduzir a ginástica geral;
- trabalhar com atividades rítmicas.
- Para o 6º ano e 7º ano
- construção e desconstrução de conceitos;
- Informações sobre os benefícios da atividade física.
- Para o 8º ano e 9º ano
- Construção de conhecimento sobre a prática;
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- jogos;
- atividades rítmicas;
- desportos
- Para o 6º ano e 7º ano
- jogos
- atividades rítmicas
- desportos
- Para o 8º ano e 9º ano
- jogos
- atividades rítmicas
- desportos
4 – FORMAS DE AVALIAR
- cumprimento das atividades;
- respeito mútuo;
- respeito às diferenças;
ARTES: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Promover o contato do aluno com os diversos tipos de pinturas.
- Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Investigar os diferentes tipos de danças, conceituando-as.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Estudar o teatro.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- trazer diversos tipos de pintura para a sala
- pedir que os alunos façam pinturas livres;
- organização uma exposição com as pinturas feitas pelos alunos.
- Para o 6º ano e 7º ano
- elaboração de pesquisas para identificar os tipos de danças regionais;
- Escolha de danças para apresentações.
- Para o 8º ano e 9º ano
- Leitura de textos informativos sobre teatro;
- produção de peça de teatro.
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- atividades envolvendo técnicas de pintura.
- Para o 6º ano e 7º ano
- socialização da pesquisa para o reconhecimento dos tipos de danças.
- Para o 8º ano e 9º ano
- atividades envolvendo técnicas de encenação
4 – FORMAS DE AVALIAR
- respeito mútuo;
- respeito às diferenças;
- cooperativismo;
- caracterização;
- nível de memória mnemônica.

CIÊNCIAS: MEIO AMBIENTE
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
- Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Compreender a estrutura da cadeia alimentar.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Estudar as teorias geocêntricas e heliocêntricas em relação aos movimentos dos corpos celestes.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- Leitura de textos informativos acerca das temáticas;
- construção de painéis;
- apresentação e discussão de vídeos
- Para o 6º ano e 7º ano
- Leitura de textos informativos acerca das temáticas;
- Apresentação de vídeos
- elaboração de esquemas a partir dos vídeos assistidos;
- produção de vídeos;
- Vivências com as experiências
- Para o 8º ano e 9º ano
- Leitura de textos informativos acerca das temáticas;
- produção de textos a partir dos textos bases;
- discussão focando os textos bases e os produzidos;
- Apresentação e relato de experiências
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- atividades envolvendo corte e recorte;
- pesquisas para identificação de seres vivos e não-vivos
- exercícios práticos e teóricos envolvendo os assuntos estudados.
- Para o 6º ano e 7º ano
- exercícios práticos e teóricos envolvendo os assuntos estudados.
- passo a passo das experiências apresentadas;
- banco de questões relacionadas à temática
- Para o 8º ano e 9º ano
- exercícios práticos e teóricos envolvendo os assuntos estudados.
- passo a passo das experiências apresentadas;
- banco de questões relacionadas à temática
- 4 – FORMAS DE AVALIAR
- através dos relatórios e esquemas;
- organização do banco de questões;
- participação nas tarefas propostas;
- qualidade das produções (escrita, oral e de ensino).

HISTÓRIA E CULTURA: CIDADANIA E CULTURA
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Estudar a relação ascendências e descendência da família.
- Investigar a história do bairro nos últimos 10 anos.
- Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Compreender as relações entre trabalho, sociedade e cultura.
- Investigar a história do município nos últimos 10 anos.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
-  Estabelecer as diferenças entre os povos.
-. Pesquisar a estrutura e o funcionamento dos poderes no município.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- Levantamento de dados sobre a problemática;
- análise dos dados;
- representação gráfica e escrita dos dados obtidos;
- registro de imagens
- organização de uma história em quadrinhos.
- Para o 6º ano e 7º ano
- Levantamento de dados sobre a problemática
- análise dos dados;
- representação gráfica e escrita dos dados obtidos
- registro de imagens;
- Organização do  “aqui eu vivo”
- Para o 8º ano e 9º ano
- Levantamento de dados sobre a problemática
- análise dos dados;
- representação gráfica e escrita dos dados obtidos;
- registro de imagens;
- organização do livresco “Os poderes são assim”
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- montagem de painéis e árvore genealógica
- definição dos termos-chave da temática
- Para o 6º ano e 7º ano
- definição dos termos-chave da temática
- as transformações ocorridas no município na época em estudo
- Para o 8º ano e 9º ano
- definição dos termos-chave da temática;
- história dos povos que formam o grupo G8
4 – FORMAS DE AVALIAR
- aplicabilidade de questionários;
- qualidade das entrevistas;
- escrita e oralidade;

ENSINO RELIGIOSO: A RELIGIÃO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO
1 – OBJETIVOS:

Objetivos para o 4º ano e 5º ano
- Refletir sobre a criação do mundo sob o aspecto da religião.
- Objetivos para o 6º e 7ª ano
- Desmistificar o preconceito religioso.
- Objetivos para o 8º e 9º ano
- Estudar dos diferentes tipos de religião.
2 – PROCEDIMENTOS
- Para o 4ª e 5º ano
- Leitura de textos;
- Explorar os desenhos bíblicos
- construção de valores
- Para o 6º ano e 7º ano
- Leitura de textos informativos sobre preconceito religioso
- Construção de painéis mostrando os tipos de religião entre os povos.
- Para o 8º ano e 9º ano
- Pesquisar as religiões existentes no município
3 – FORMAS DE ATIVIDADES
- Para o 4ª e 5º ano
- Hinos;
- Música;
- leitura ilustrativa
- texto ilustrado produzido pelos alunos.
- Para o 6º ano e 7º ano
- textos informativos
- música
- Para o 8º ano e 9º ano
- painel com as diferentes religiões;
- caracterização das religiões pesquisadas
- música
4 – FORMAS DE AVALIAR
- nível de conhecimento apresentado;
- da participação;
- do envolvimento e identificação com as temáticas.
- da qualidade dos trabalhos construídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário